A Pós graduação em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em Prescrição Farmacêutica é um curso completo que foi desenvolvido com o objetivo levar conhecimentos teóricos e práticos aos profissionais farmacêuticos, e trabalhar nestes profissionais o desenvolvimento de habilidades e competências para o pleno exercício da Farmácia Clínica, preparando o farmacêutico para desenvolver as novas atribuições que lhes foram concebidas através das legislações recém publicadas, como a Prescrição Farmacêutica e o acompanhamento farmacoterapeutico.

Com foco na Farmacoterapia e no estudo dos principais grupos farmacológicos e suas interações medicamentosas, o curso que oferece ainda conteúdos voltados à semiologia e fisiopatologia, e trabalha o desenvolvimento de habilidades clínicas e comunicação interpessoal, torna o profissional farmacêutico capacitado a indicar, prescrever (MIP’s), administrar, aviar e a orientar os pacientes em relação aos mais diversos tipos de medicamentos.

Destina-se a profissionais farmacêuticos que dirigem suas atividades ao atendimento das necessidades dos usuários de medicamentos nas farmácias comunitárias, farmácias hospitalares, clínicas privadas, ambulatórios, unidades de saúde, lares de longa permanência ou qualquer outro local que possua usuários de medicamentos expostos ao risco e às consequências de seu uso.

  • Farmacocinética Clínica e Farmacodinâmica.
  • Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
  • Clínica e farmacoterapia dos distúrbios neurológicos e psiquiátricos.
  • Clínica e farmacoterapia dos distúrbios do Trato Digestório.
  • Clínica e farmacoterapia dos distúrbios cardiovasculares com ênfase em Hipertensão.
  • Doenças Infecciosas e antibacterianos utilizados na prática clínica.
  • Clínica e farmacoterapia dos distúrbios endócrinos e metabólicos com ênfase em Diabetes.
  • Clínica e farmacoterapia dos distúrbios do Sistema Respiratório.
  • Cuidados e orientações farmacêuticas em Dermatologia clínica e cosmecêutica: uso de dermocosméticos e protetores solares e cuidados e orientações no tratamento de micoses, alergias, urticárias, manchas e outras afecções da pele.
  • Ginecologia. Cuidados e orientações durante o uso de contraceptivos orais e hormônios.
  • Bases legais da Prescrição Farmacêutica, Legislação Sanitária, Boas Práticas de Dispensação e Acompanhamento farmacoterapeutico.
  • Prescrição, cuidados e orientações farmacêuticas nas desordens de baixa e média complexidade: inflamações, dores, febre, tosses, sintomas de gripe, congestão nasal, diarreias, constipações intestinais, náuseas e vômitos, etc.
  • Cuidados e orientações farmacêuticas dispensadas à pacientes em condições especiais: idosos, gestantes, pediátricos, hebiátricos e com transtornos alimentares/obesidade.
  • Prescrição farmacêutica e orientações no uso de produtos para o bem estar, vitaminas, alimentos funcionais e para fins específicos, medicamentos isentos de prescrição (MIP’s) e produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC). A prática da Prescrição Farmacêutica.
  • Metodologia do Trabalho Científico.
  • Interações Medicamentosas.
  • Semiologia e interpretação de exames laboratoriais no auxílio ao acompanhamento farmacoterapeutico.
  • Serviços farmacêuticos como diferencial e com foco em resultados. Cuidados e serviços farmacêuticos em Diabetes, Hipertensão e Perfuração do lóbulo auricular.

» Luciana Calil Samora de Moraes › Mestrado em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. MBA em Gestão Avançada do varejo pela UGF. Especialização em Farmácia Clínica pela PUC-GO. Fiscal da Saúde Pública - Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia. Vasta experiência como administradora de farmácias e drogarias. Criadora e docente do curso Qualifarma - Curso de capacitação para farmacêuticos recém-formados, do CRF-GO. Assessora Técnica Científica da Diretoria do CRF-GO.

» Mércia Pandolfo Provin › Doutorado pelo programa de pós-graduação ciências da saúde da UFG. Mestrado em genética e bioquímica pela UFU. Desenvolve trabalhos na área de assistência farmacêutica com ênfase em atenção farmacêutica, farmacoeconomia e farmácia hospitalar. Membro da Rede Goiana de Assistência Farmacêutica.

» Daniel Jesus de Paula › Mestrado em gestão, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia pela PUC-GO. Especialização em farmacologia pela UFG. Diretor de produção e farmacêutico efetivo da Indústria Química do Estado de Goiás - IQUEGO.

» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestrado em Atenção à Saúde pela PUC/GO PUC GO. Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela UNIP. Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela FAT/PR. Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela FAT/PR. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistema de Qualidade na Área de Importação de Produtos para Saúde e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Correlatos. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

» Luciana Calil Samora de Moraes › Mestrado em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. MBA em Gestão Avançada do varejo pela UGF. Especialização em Farmácia Clínica pela PUC-GO. Fiscal da Saúde Pública - Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia. Vasta experiência como administradora de farmácias e drogarias. Criadora e docente do curso Qualifarma - Curso de capacitação para farmacêuticos recém-formados, do CRF-GO. Assessora Técnica Científica da Diretoria do CRF-GO.

» Rodrigo Luís Taminato › Mestrado em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela UNICAMP . Especialização em Hematologia Clínica e Onco-Hematologia Molecular e Laboratorial pela Acadêmia de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto/SP.

20 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 400 h

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.