Especialização › Fitoterapia clínica e funcional aplicada à prescrição
Pós-graduação em Goiânia, GO • Especialização

Fitoterapia clínica e funcional aplicada à prescrição

Você já curtiu a página oficial do INCURSOS no facebook? Curte aí!

 

Objetivos

Especializar profissionais em Fitoterapia clínica e funcional aplicada à prescrição, em nível de pós graduação latu sensu, através de aulas teóricas e práticas com um corpo docente altamente qualificado e especializado nas técnicas mais atuais do mercado. Objetiva também desenvolver habilidades e competências por meio do desenvolvimento, do aprofundamento e da atualização dos conhecimentos para capacitar nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos e médicos a realizarem com ética e responsabilidade a prescrição de fitoterapicos. Fornecer aos alunos um sólido e profundo conhecimento sobre vários temas relacionados a prescrição de fitoterapicos. Além de contribuir para a necessidade permanente de investigação científica para melhor entendimento das questões que envolvem o processo.

 

Público-alvo

Nutricionistas, Biomédicos, Farmacêuticos e Médicos. Demais profissionais da área da saúde, mediante com a coordenação.

 

Unidade(s) com Matrículas Abertas

 

Estrutura do Curso

  • Introdução à Fitoterapia.
  • Farmacologia aplicada.
  • Farmacologia com ênfase na nutricosmética.
  • Interação de compostos: nutrientes, fitoquímicos e medicamentos.
  • Fitoterapia funcional na pratica clinica.
  • Fitoterapia aplicada a fitocosméticos nutricionais e acometimentos dermatológicos.
  • Fitoterapia aplicada à obesidade, destoxificação e termogenese do organismo.
  • Fitoterapia aplicada a doenças hipertensivas, cardiovasculares, diabetes e dislipidemias.
  • Fitoterapia aplicada à praticantes de atividade física e atletas.
  • Fitoterapia aplicada ao sistema gastrointestinal e digestivo: saúde intestinal e imunidade.
  • Fitoterapia aplicada a geriatria, doenças neurológicas e psiquiátricas.
  • Fitoterapia aplicada ao sistema endócrino e urinário.
  • Metodologia do trabalho científico.
  • Prescrição de fitoterapicos x suplementos: prática da prescrição.
  • Nutracêuticos, nutricosméticos e ortomolecular I.
  • Nutracêuticos, nutricosméticos e ortomolecular II.
  • Novas tecnologias de produção nutricional - Formas farmacêuticas inovadoras.
  • Legislação em Fitoterapia e Programas Governamentais.
  • Estudo de casos clínicos em nutracêuticos, nutricosméticos e fitoterápicos. Visita técnica ao hospital de Medicina Alternativa.
 

Coordenação

» Érico Meirelles de Melo › Mestrando em Genética pela PUC/GO. Especialização em Biologia Molecular e Celular.

 

Corpo Docente

» Daniel Jesus de Paula › Mestrado em gestão, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia pela PUC-GO. Especialização em farmacologia pela UFG. Diretor de produção e farmacêutico efetivo da Indústria Química do Estado de Goiás - IQUEGO.

» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestrado em Atenção à Saúde pela PUC/GO PUC GO. Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela UNIP. Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela FAT/PR. Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela FAT/PR. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistema de Qualidade na Área de Importação de Produtos para Saúde e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Correlatos. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

» Guilherme Alves Ferreira › Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UNESP, desenvolvendo pesquisa sobre a estabilidade química da vitamina C em sistemas contendo agregados supra moleculares (microemulsões e sistemas líquidos cristalinos).

» Rodrigo César Assis Caixeta › Mestrado (Bolsista REUNI/Capes) em Medicina Tropical com área de concentração em Microbiologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública IPTSP-UFG. Bacharelado em Farmácia Generalista pela UFG no ano de 2010.

» Rodrigo Luís Taminato › Mestrado em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela UNICAMP . Especialização em Hematologia Clínica e Onco-Hematologia Molecular e Laboratorial pela Acadêmia de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto/SP.

» Danilo Maciel Carneiro › Especialização em Medicina Preventiva e Social pela UFG. Especialização em Homeopatia pela AMHB.

» Lidiane Leal Rocha › Especialização Nutrição Clínica e Esportiva PUC-GO

» Lorena Teodoro › Especialista em Fitoterapia pela Universidade Federal de Goiás – UFG

 

SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

O Sistema de Avaliação acadêmico será feito abrangendo os aspectos de assiduidade (frequência mínima), nota mínima exigida, além da aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Para a aprovação e consequente emissão do Certificado de Especialista o aluno deverá, cumulativamente:

  • Obter a frequência mínima de 75% da carga horária de cada módulo previsto no curso, vedado o abono de faltas, exceto os casos previstos em lei;
  • Obter a nota mínima 7,0 (sete) em todas as disciplinas do curso;
  • Obter a nota mínima 7,0 (sete) no Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Entregar a versão definitiva e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso no prazo e na forma estabelecida pela Coordenação do Curso;
  • Entregar toda a documentação exigida.
 

Pré-requisitos para Inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.
 

Duração

19 módulos (1 final de semana por mês)
Carga horária total: 380 h

 

Investimento

Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.

 

Diferenciais

Aos Nutricionistas

A Resolução CFN nº 525/2013 regulamenta a prática da fitoterapia pelo nutricionista, atribuindo-lhe competência para, nas modalidades que especifica, prescrever plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos como complemento da prescrição dietética e, dá outras providências - Resolução CFN nº 525/2013 - estabelece que:

Art. 3º A competência para a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais é atribuída ao nutricionista sem especialização, enquanto a competência para prescrição de fitoterápicos e de preparações magistrais é atribuída exclusivamente ao nutricionista portador de título de especialista ou certificado de pós-graduação lato sensu nessa área.

§ 1º O reconhecimento da especialidade nessa área será objeto de regulamentação a ser baixada pelo CFN, em conjunto com a Associação Brasileira de Nutrição ASBRAN.

Importante ressaltar que a partir de 2016 será obrigatório o nutricionista possuir certificado de especialista nessa área para continuar prescrevendo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________


Aos Biomédicos

A Resolução CFBM - nº 241, de 29 de maio de 2014. Dispõe sobre atos do profissional biomédico com habilitação em biomedicina estética e regulamenta a prescrição por este profissional para fins estéticos. Conselho Federal de Biomedicina - Resolução CFBM nº 241/2014

Art. 5º - O biomédico que possuir habilitação em Biomedicina Estética poderá realizar a prescrição de substâncias e outros produtos para fins estéticos incluindo substâncias biológicas (toxina botulínica tipo A), substâncias utilizadas na intradermoterapia (incluindo substâncias eutróficas, venotróficas e lipolíticas), substâncias classificadas como correlatos de uso injetável conforme ANVISA, preenchimentos dérmicos, subcutâneos e supraperiostal (excetuandose o Polimetilmetacrilato/PMMA), fitoterápicos, nutrientes vitaminas, minerais, aminoácidos, bioflavonóides, enzimas e lactobacilos), seguindo normatizações da ANVISA.

Ressaltamos que é necessário ter um conhecimento avançado e responsabilidade para ato prescricional..

 

Apoio

Apoio